Rede Social + EAD: eliminando as distâncias

O mundo nunca esteve tão conectado quanto atualmente. Com a revolução tecnológica em andamento, as pessoas começaram a pautar suas relações na tecnologia. Nesse contexto, surgiram as redes sociais, ferramentas usadas para estabelecer conexões com o mundo. 

A importância desses canais de comunicação é inegável para o cenário atual e, por isso, as mídias sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, independentemente da classe social, gênero ou idade. 

Com a chegada da pandemia de coronavírus, foi atribuído um papel muito importante para as redes: eliminar as distâncias e aproximar as pessoas e o mundo durante o isolamento social. 

Tarefa difícil, não é mesmo? Mas as redes sociais conseguiram cumprir consideravelmente bem esse papel. 

Obviamente, as relações desenvolvidas no universo online não possuem a mesma profundidade que as relações interpessoais estabelecidas presencialmente, mas, de certa forma, as redes sociais nos uniram em uma época crítica para a saúde pública mundial.  

Nesse contexto, o ensino à distância (ead), que já tinha grande popularidade antes da pandemia, ganhou ainda mais força, e passou a se beneficiar das ferramentas e funcionalidades oferecidas pelas redes sociais para atrair mais alunos e consolidar um ensino colaborativo e digital.   

O EAD, definitivamente, conquistou seu espaço durante a pandemia, substituindo as aulas presenciais pelas videoaulas e ambientes virtuais de aprendizagem. Apesar do ponto negativo do distanciamento, as aulas online trouxeram aos alunos e professores benefícios como a flexibilidade de horários, a autonomia, a praticidade e facilidade do aprendizado, a possibilidade de assistir as aulas em qualquer ambiente e o custo-benefício. 

A influência das redes sociais no ensino à distância 

É praticamente impossível pensar em EAD sem pensar nas redes sociais. As duas ferramentas estão pautadas na tecnologia, na era digital e da informação. Mesmo com propostas diferentes, ambas visam quebrar as barreiras da distância, criar relações com qualquer pessoa do mundo e passar informações. 

O EAD, por exemplo, visa fornecer educação de forma simples e fácil. E as redes sociais podem ser muito úteis durante esse processo de aprendizagem. Elas facilitam a comunicação e interação entre os alunos e professores. 

Além disso, nessas ferramentas os estudantes podem encontrar materiais de discussão riquíssimos em fóruns e páginas, para serem aproveitados e debatidos durante as aulas.  

As redes ainda podem ajudar a tornar o ensino um processo de troca muito mais agradável e colaborativo, ampliando os ambientes de comunicação e discussão de ideias. Isso torna o processo de ensino um lugar muito mais seguro e confortável para debates, exposição de conhecimento, opiniões, interpretações e pontos de vista.  

Eliminando as distâncias entre todos!

Por fazer parte do nosso cotidiano, as redes sociais podem ser utilizadas de várias formas no ambiente educacional, seja para compartilhar conhecimento ou para fazer a divulgação de novos cursos. 

O grande objetivo é eliminar a distância entre educadores e educandos, além de estreitar a relação das pessoas com diversas partes do mundo e culturas. 

Por isso, se usadas da maneira correta, as redes sociais podem ajudar os professores e educadores a entenderem melhor as linguagens da nova geração e a se sentirem mais conectados e próximos dos alunos, tornando as aulas muito mais dinâmicas e prazerosas. 

Separamos 8 dicas para implementar as redes sociais no ensino EAD. Confira!

8 dicas para utilizar as redes sociais durante o ensino à distância

1 – Quizz: pode parecer que não, mas um jogo de perguntas e respostas torna a dinâmica de aprendizado muito mais interessante e divertida. Elabore um questionário pautado nos temas vistos durante as aulas, assim conseguirá saber o nível de conhecimento de cada turma. 

2 – Criação de conteúdo em conjunto: outra ideia bem legal é fazer avaliações diferentes das convencionais. Uma sugestão é utilizar o Instagram ou o Twitter para a elaboração de conteúdos feitos pelos grupos. Isso torna o processo de aprendizagem muito mais agradável, além de estimular a criatividade dos alunos. 

3 – Pesquisas sobre temas nas hashtags: incentive os alunos a pesquisarem nas redes o tema estudado na aba de hashtags. As hashtags estão relacionadas às palavras-chave de algum assunto.

É interessante instruí-los de que nem sempre vão aparecer conteúdos bacanas e de qualidade, por isso é necessário filtrar os posts e se atentar a possíveis fake news. 

4 – Transmissão ao vivo: essa ferramenta das redes também pode ser usada na educação. Muito aplicada durante a quarentena, as transmissões ao vivo estão no auge da popularidade. Por isso, é interessante usá-las para incentivar os alunos a assistirem as aulas. Traga assuntos diferentes, promova discussões e debates.

5 – Recomendação de canais no Youtube: outra dica bem bacana é a utilização de vídeos do Youtube durante o curso. Há vários conteúdos de qualidade sobre diversos assuntos na plataforma. Basta o educador escolher o que mais se encaixa com o tema estudado durante as aulas. Com isso, os alunos se sentem mais motivados e interessados pelos conteúdos, já que os vídeos geralmente são curtos e bem ilustrados. 

6 – Crie um Instagram para a turma: isso vai ajudar a incentivar os alunos. Crie uma conta para a postagem de trabalhos, conteúdos sobre as aulas, recomendações de livros, vídeos e comunicados. 

7 – Textos para o Twitter: as chamadas “Threads” são uma série de postagens feitas no Twitter sobre assuntos variados. Elas são extremamente famosas entre os jovens e podem ser usadas para postar textos e informações sobre os conteúdos vistos em aula. 

8 – Enquetes: a criação de enquetes promove a interação e o engajamento dos educandos. Nelas, o educador pode colocar as maiores dúvidas sobre o assunto estudado, curiosidades ou outras informações. 

Saiba como criar seu próprio curso online!

Você está pensando em uma forma de unir tecnologia e educação? A Ensino Conectado oferece ferramentas para você criar seu curso online! 

Somos uma plataforma EAD para a implementação e gerenciamento de cursos à distância. Nossa plataforma white label é muito prática de ser usada. 

Ela apresenta fácil customização, atualização constante e automática, suporte online para os alunos, apoio na gestão e tecnologia de ponta. Entre em contato agora mesmo e saiba como criar seu curso online!

Unimos o saber. Existimos, pois acreditamos na conexão, que une a tecnologia a educação, que liga educadores e educandos.

Contato

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Endereço
Ala B, 25 Andar, Vila Gertrudes
São Paulo / SP 04794-000
CNPJ 27.289.405/0001-48

Unimos o saber. Existimos, pois acreditamos na conexão, que une a tecnologia a educação, que liga educadores e educandos.

Contato

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Endereço
Ala B, 25 Andar, Vila Gertrudes
São Paulo / SP 04794-000
CNPJ 27.289.405/0001-48