A interação de alunos e professores em plataformas EaD

Como superar as dificuldades de interação entre aluno e professor no ensino à distância

O estabelecimento de uma boa relação e interação aluno-professor é extremamente importante em qualquer situação, seja nas aulas do ensino infantil ou nos cursos de graduação, treinamentos e cursos profissionalizantes. 

Quando há um bom relacionamento entre educandos e educadores, o clima da aula muda e o aprendizado se torna até mais fácil e eficiente. O ideal é que o educador garanta a seus alunos um ambiente saudável de troca de experiências e vivências. 

Um vínculo bem estabelecido facilita na hora da aula, e os alunos se sentem mais motivados e com vontade de aprender e participar do curso. É legal quebrar aquela barreira cheia de tabus entre aluno e professor. 

Derrubar a imagem de autoridade inalcançável é extremamente importante para que os alunos possam depositar mais confiança e enxergar o professor com outros olhos. 

Quando os educadores deixam de lado essa imagem de líder absoluto, a relação com os estudantes melhora em todos os aspectos. Os alunos se sentem muito mais confortáveis para tirar suas dúvidas, fazer apontamentos durante as aulas e dar opiniões. 

O que acontece é que, durante a pandemia de coronavírus, essa tarefa, que já era complicada, se tornou ainda mais desafiadora. O distanciamento e as aulas remotas contribuíram para criar um afastamento ainda maior entre aluno-professor, e isso pode ser um fator de desmotivação para muitos estudantes. 

Para superar as dificuldades de interação no ensino à distância, é importante que os professores tenham uma boa didática, recebam treinamentos e saibam motivar os alunos a se manterem engajados nas aulas online. Além disso, a escolha da plataforma correta para as aulas é fundamental, já que a tecnologia empregada nos cursos online também impacta a qualidade de ensino. 

Muita gente acha que o campo virtual de aprendizagem acaba tornando tudo muito mais distante e frio. Mas não precisa ser assim! 

As aulas EAD têm suas vantagens quando o assunto é interação. Basta usar a criatividade para tornar as aulas interessantes e participativas. Ou seja, existem formas de melhorar o engajamento e o relacionamento entre alunos e professores no ensino à distância. 

Para te ajudar, separamos algumas ideias para tornar a aula online muito mais interessante para os alunos. Confira!

Como aumentar a interação dos alunos no EAD?

Essa parece ser uma tarefa bem difícil, mas, assim como a maioria das pessoas, os alunos também estão “carentes” de atenção e interação nesse momento tão instável e conturbado que estamos vivendo. Então, qualquer atividade que tire os estudantes da rotina será um completo sucesso. Confira as ideias a seguir: 

Interação em tempo real: se o curso online ocorre de forma assíncrona, ou seja, sem ser em tempo real, através de aulas gravadas, a dificuldade de interação aumenta muito. Isso porque as conversas e trocas que existem em uma aula presencial ou síncrona por EAD não ocorrem. 

Não há discussões e trocas de opiniões durante a aula. Há apenas o aluno e a gravação do professor. Por isso, é importante incluir momentos de interação em tempo real nos cursos online, promovendo discussões e debates sobre os temas abordados em aula. 

Elas podem ser discussões no fórum ou no chat da sala, trabalhos em grupo ou chamadas de vídeo. Essas interações dão a oportunidade de esclarecer dúvidas e gerar novas discussões sobre o tema. 

Invista em fóruns de discussões: nas aulas presenciais, é muito comum que apenas uma pequena parcela de alunos participem das discussões. No EAD, é mais fácil criar alguma estrutura que permita que todos os alunos tenham espaço para expor suas opiniões. 

Incentive o debate questionando cada aluno e fornecendo tempo para eles pensarem e organizarem suas ideias. Ou, se a turma for muito grande, é possível também organizá-los em grupos menores, assim eles interagem com os próprios colegas. 

Para facilitar o debate, crie tópicos de discussão com a ajuda dos próprios alunos, assim eles se sentem muito mais interessados em participar. 

Gamification: você já ouviu falar em gamificação? Basicamente, essa é uma técnica que usa elementos presentes em jogos dentro do ambiente educativo. 

A gamificação incentiva os alunos através da competição saudável e os deixa com vontade de vencer e superar todos os desafios propostos. Assim, esses jogos fazem com que os alunos se sintam motivados para aprenderem cada vez mais, estudando, interagindo e participando dos debates. 

Outra ideia é oferecer recompensas no final de cada desafio proposto, assim os estudantes se sentem mais motivados e com vontade de participar dos jogos educativos. 

Uso do chat: para melhorar a interação durante o EAD, o uso dos chats é indispensável. Ele permite o envio de mensagens instantâneas entre alunos e professores, o que ajuda na hora de esclarecer dúvidas durante as aulas, principalmente se o aluno for tímido e não gostar de usar o microfone. 

Quanto mais contato e interação o aluno tem com o professor e com os outros estudantes, mais interessado pelo curso ele se torna. Por isso, é muito importante manter uma comunicação eficiente, mesmo que seja de forma remota. 

Apesar de parecer um tanto quanto assustador, o ambiente online sozinho não aumenta a distância entre aluno-professor. O que aumenta essa distância são os métodos de ensino ultrapassados e a falta de interesse dos alunos. Se todos colaborarem, é possível tornar o EAD um ambiente de troca muito prazeroso. 

Conheça a plataforma Ensino Conectado!

Se você está procurando uma plataforma de cursos online eficiente para manter uma boa relação com seus alunos, a Ensino Conectado é perfeita para você! 

Permitimos que você transforme seus conhecimentos em cursos online! Somos uma plataforma EAD para a implementação e gerenciamento de cursos à distância e oferecemos um ambiente white label para cursos personalizados.

Nossa tecnologia é responsiva, intuitiva e extremamente fácil de usar. Você pode trabalhar a customização dos cursos e a identidade visual e conta com atualização constante e automática, suporte online para alunos, apoio na gestão da plataforma e adequação do conteúdo. 

Gostou da proposta e quer saber mais sobre a Ensino Conectado? Basta entrar em contato com o nosso time de especialistas para obter mais informações. 

Unimos o saber. Existimos, pois acreditamos na conexão, que une a tecnologia a educação, que liga educadores e educandos.

Contato

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Endereço
Ala B, 25 Andar, Vila Gertrudes
São Paulo / SP 04794-000
CNPJ 27.289.405/0001-48

Unimos o saber. Existimos, pois acreditamos na conexão, que une a tecnologia a educação, que liga educadores e educandos.

Contato

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Endereço
Ala B, 25 Andar, Vila Gertrudes
São Paulo / SP 04794-000
CNPJ 27.289.405/0001-48