Gamificação + ensino colaborativo

Ensino colaborativo mais gamificação: 5 dicas para alavancar seu curso online

Originária do inglês gamification, a gamificação objetiva despertar um maior interesse do público-alvo em relação a várias soluções digitais, utilizando mecanismos de jogos para aumentar o engajamento e o aprendizado das pessoas. 

Com o crescimento do uso de tecnologias, as pessoas estão mais conectadas do que nunca. Isso provoca um esgotamento de certos conteúdos na web que, por tratarem dos mesmos assuntos e temáticas, acabam saturando o público. 

Manter os usuários interessados e engajados é, certamente, um grande desafio. Por isso é importante desenvolver métodos e novas formas de interação, assim o conteúdo produzido acaba se tornando mais interessante e atrativo. 

O que é gamificação?

Pensando em novas formas de atrair o público, a gamificação usa elementos de jogos em situações diversas, que não estejam necessariamente relacionadas ao entretenimento. 

Basicamente, usa-se a metodologia simples e atrativa dos games em conteúdos com outros propósitos, como, por exemplo, para facilitar o processo de aprendizagem. 

Dentro dessa abordagem, utiliza-se várias estratégias de games, como sistema de pontuação, objetivos para serem alcançados, recompensas e missões. Dessa forma, as pessoas se sentem mais atraídas a aprender. 

A gamificação pode ser usada em qualquer área, desde educação, marketing e saúde até treinamentos corporativos. O grande objetivo é fazer o usuário absorver o conteúdo transmitido de uma forma muito mais leve e interativa. 

Estudos apontam que os colaboradores se sentem mais interessados e motivados quando há fatores de jogos em seus treinamentos. 89% dos trabalhadores se sentem mais produtivos quando lidam com elementos de gamificação em seu trabalho. 

Isso mostra que os jogos fazem parte da vida das pessoas, e aplicá-los em situações de trabalho ou educação ajuda no engajamento, na retenção do conhecimento e na qualidade dos resultados.  

Quais os benefícios da gamificação?

A adoção dessa metodologia vem trazendo diversos benefícios. Listamos os mais importantes. 

Feedback instantâneo: a gamificação em treinamentos corporativos ou na educação permite avaliar a pessoa de uma forma mais eficiente. Diferentemente de provas ou testes comuns, a gamificação pode promover um método de resolução de desafios. Se o usuário conseguir realizar a missão de forma eficiente, ele pode passar para a próxima fase. 

Todas as missões devem envolver alguma recompensa, para manter a pessoa sempre motivada. Assim, o estudante ou trabalhador consegue melhorar seu desempenho e resolver possíveis dúvidas pontuais. 

Aumenta a motivação: a gamificação é capaz de promover maior motivação aos alunos e trabalhadores, isso porque ela usa métodos como estabelecimento de metas, feedbacks e participação. 

Esses elementos de jogos desencadeiam um maior interesse por parte dos usuários, aumentando o engajamento e a eficiência. 

Mais atrativo: as etapas comuns de aprendizado podem ser um tanto quanto cansativas e maçantes. Por isso, a presença de elementos de jogos é tão valorizada nesses momentos, já que inclui um método ativo de aprendizagem. 

A tecnologia é uma grande aliada nesse sentido. Junto com os jogos, ela torna a experiência da educação algo muito mais atrativo. 

Segmentação do conteúdo: o método de jogos oferece a possibilidade de segmentar o conteúdo. Isso facilita o aprendizado de pessoas com dificuldade de se concentrarem por longos períodos. 

Em vez de focar no objetivo total, o processo foca em pequenos objetivos, facilitando a produtividade e a motivação dos usuários. 

Com os conteúdos separados por fases e etapas, os estudantes ou trabalhadores acessam a mesma informação várias vezes, o que influencia na memorização e no aprendizado do conteúdo. 

Gamificação e cursos online

Como visto anteriormente, a gamificação nasceu para tornar os métodos de aprendizagem mais interessantes. 

Mesmo que os cursos online utilizem mais tecnologia do que as outras formas de aprendizagem, isso não quer dizer que eles consigam captar a atenção dos alunos 100% do tempo. Por isso, é interessante investir nos métodos da gamificação e do ensino colaborativo. 

Há vários modos de implementar a gamificação no seu curso online. Veja alguns: 

Pontuação: um sistema de pontuação mantém o estudante motivado. Os testes convencionais não são tão eficientes, já que não motivam os alunos da forma correta. 

O ideal é desenvolver atividades durante o seu curso online e atribuir pontos a elas. Pode ser testes, jogos de pergunta e resposta ou quizz.

Recompensas: oferecer recompensas durante o curso online ajuda a manter a produtividade e motivação dos alunos. Os prêmios podem ser variados, como a disponibilização de módulos gratuitos, descontos e certificados. Isso estimula a competição entre os alunos de forma saudável. 

Storytelling: esse elemento é muito usado nos jogos para prender a atenção dos jogadores. Esse método é muito recomendado para ser utilizado nos cursos online. Para cada módulo do curso, crie uma história que instigue o estudante. O storytelling dá um maior sentido aos cursos e torna os conteúdos mais interessantes. 

5 dicas que vão alavancar seu curso online! 

Agora que você já sabe da importância do uso da gamificação no aprendizado, está na hora de explorarmos outras ferramentas que vão ajudar a alavancar o seu curso online. 

1 – Crie um blog: essa é uma boa estratégia de divulgação do seu curso. Crie um blog sobre o assunto que envolve o curso em questão, assim você pode utilizá-lo como um gancho para atrair os leitores e potenciais alunos.  

2 – Use as mídias sociais: atualmente, o maior centro publicitário são as redes sociais. Esse fator não pode ser ignorado. O uso das mídias é uma ótima forma de alcançar um público diferenciado. 

Crie um Instagram, Twitter e Facebook para a divulgação de postagens criativas e atrativas sobre seu curso. 

3 – Use bons CTAs: as chamadas Call To Action direcionam o leitor do blog, site ou rede social para a ação de comprar o curso. As CTAs são encontradas em diversos formatos, como links, botões externos e banners em textos. 

4 – Gere urgência: para estimular uma ação imediata, use expressões como “compre agora”, criando um senso de escassez no usuário. Isso é uma técnica de gatilho mental. 

5 – Divulgue os benefícios: para estimular a compra, é legal divulgar os benefícios que o usuário vai ter ao adquirir seu curso. Pode ser uma vantagem de status, de produtividade ou financeira. O importante é o estudante sentir que está sendo beneficiado de alguma forma. 

Crie o seu curso online!

A Ensino Conectado é a plataforma ideal para você transformar seus conhecimentos em cursos online! Somos uma plataforma EAD para a implementação e gerenciamento de cursos à distância. 

Com a nossa solução, você tem acesso a ambiente white label, cursos personalizados, responsivos, intuitivos e extremamente fáceis de criar. Fale agora com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas! 

Unimos o saber. Existimos, pois acreditamos na conexão, que une a tecnologia a educação, que liga educadores e educandos.

Contato

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Endereço
Ala B, 25 Andar, Vila Gertrudes
São Paulo / SP 04794-000
CNPJ 27.289.405/0001-48

Unimos o saber. Existimos, pois acreditamos na conexão, que une a tecnologia a educação, que liga educadores e educandos.

Contato

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Endereço
Ala B, 25 Andar, Vila Gertrudes
São Paulo / SP 04794-000
CNPJ 27.289.405/0001-48