

A interação do EaD e o social learning
O formato da sala de aula tradicional, com aluno-professor, pode até ter funcionado por várias décadas, mas…
O grande desafio das companhias é conseguir superar os momentos de crise, sejam eles grandes ou pequenos. Isso é o que muitos negócios estão enfrentando atualmente, com todas as mudanças ocasionadas pelo novo coronavírus e pelas restrições do isolamento social.
Apesar de existir uma grande parcela de empreendedores que se desespera ao enxergar o seu negócio no furacão da crise, há alguns que olham esse momento como uma oportunidade de crescimento e inovação.
Embora esse cenário seja um tanto quanto assustador, ele também pode ser encarado como uma chance de criar novos modelos de negócios, apostar na transformação digital e na disrupção.
O empreendedorismo durante as fases de crise serve como um combustível para fazer a economia voltar a se movimentar. Quando o mercado é bem estudado e analisado, ideias inovadoras podem surgir e alavancar os negócios.
O crescimento do empreendedorismo durante a crise
Quando um empreendedor consegue ler o mercado e entender as demandas e o comportamento dos consumidores, ele tem a chance de superar e, até mesmo, de evoluir durante a instabilidade da crise.
O grande segredo é oferecer serviços e soluções que sejam considerados indispensáveis, mesmo em momentos difíceis. A atual realidade do país, por exemplo, oferece um período favorável para o empreendedor que está conectado às tendências tecnológicas.
A pandemia de Covid-19 acelerou uma revolução tecnológica que já estava em andamento e contribuiu para a expansão do empreendedorismo no Brasil, principalmente no universo digital. Prova disso é que, segundo pesquisa divulgada pelo SEBRAE, o número de novos empreendedores bateu recorde no país em 2020, com um aumento de 14,8% de novos negócios apenas no modelo MEI (Microempreendedores Individuais).
Contudo, para prosperar em um momento de crise como o que estamos vivendo, é importante planejamento estratégico, conhecimento de mercado e inovação. Separamos 5 dicas para o empreendedor conseguir driblar os momentos de instabilidade. Confira!
5 dicas de como empreender durante a crise
Empreender significa assumir riscos, principalmente em momentos de crise. É necessário ter muita persistência, resiliência e ser bem criativo para conseguir se destacar e superar as dificuldades.
Veja a seguir as dicas que separamos para você empreender de forma segura durante a crise.
1 – Planejamento: antes de abrir um negócio, é preciso que haja muito planejamento. É necessário estudar como o seu produto ou serviço está inserido no mercado atual e saber quais são as tendências e desejos do seu consumidor.
Além disso, é preciso se atentar a todos os custos. Faça uma planilha com todos os possíveis gastos fixos e variáveis do negócio. Um bom planejamento fará o empreendedor encontrar o melhor formato e as melhores estratégias para a sua empresa.
2 – Não tenha medo de inovar: em tempos de crise, as oportunidades se encontram na inovação. O ideal é aliar ideias inovadoras com as necessidades dos consumidores, para oferecer algo diferenciado, mas que atenda às demandas do mercado.
3 – Tenha um bom posicionamento: atualmente, os consumidores não valorizam apenas a qualidade do produto e da empresa que o produz, mas também o impacto social que determinado negócio tem na sociedade.
Cada vez mais, os consumidores querem produtos e serviços de empresas que respeitam e se engajam com causas sociais e ambientais. É importante ter um posicionamento.
4 – Escolha bons parceiros: não existe empreendedor autossuficiente. As parcerias devem ser extremamente valorizadas, ainda mais em momentos instáveis.
Crie alianças com fornecedores confiáveis, contrate funcionários para o seu time que tenham vontade de crescer junto com a empresa. Outra ideia super atual é apostar em influenciadores digitais para alavancar o seu negócio dentro do mundo online. Isso ajuda a modernizar a marca e a alcançar novos tipos de consumidores.
5 – Administre bem seus custos: é extremamente importante saber negociar e calcular as melhores formas de conseguir ferramentas e matérias-primas para a empresa. A melhor forma de economizar é procurar ferramentas e materiais baseados em um bom custo-benefício.
O crescimento dos cursos online em época de pandemia
Como dito anteriormente, os empreendimentos nascidos em tempos de crise devem unir inovação com as necessidades dos consumidores.
Com as dificuldades trazidas pelo novo corona vírus, a forma como a educação era disseminada precisou passar por adaptações. Pensando em uma maneira de atender às demandas do mercado de um jeito inovador, os cursos e aulas online ganharam força durante esse período.
De acordo com dados internos fornecidos pelo Google, as buscas por plataformas educacionais durante a quarentena cresceram 73%. Além disso, “cursos gratuitos quarentena” foi o termo mais buscado na internet, segundo a SEMrush, plataforma de visibilidade online.
Esse é o melhor momento para criar um curso online!
Essa alta nos cursos online não é algo passageiro. Com as experiências vivenciadas durante a quarentena, o uso de plataformas educacionais mostrou facilitar o acesso à educação, deixando tudo muito mais simples, eficiente e democrático.
Segundo o Censo Digital EAD, 9 milhões de estudantes preferem o sistema EAD, dado que apresentou alta durante os últimos 3 anos. Houve também um crescimento de 25% em cursos corporativos, como treinamentos para empresas e serviços diversos.
Com a alta das pesquisas online com termos envolvendo cursos à distância, o momento se tornou muito propício para criadores de conteúdos apostarem nesse negócio. Isso porque essas plataformas tendem a crescer ainda mais nos próximos anos, já que a forma de consumir conteúdos informativos e educacionais mudou.
Qual a melhor plataforma para a criação de um curso online?
Se você deseja aproveitar o boom dos cursos online para criar o seu próprio negócio, a Ensino Conectado é a plataforma ideal. Ela permite que você transforme seus conhecimentos em cursos online de alta qualidade.
Somos uma plataforma EAD para a implementação e gerenciamento de cursos à distância. Oferecemos um ambiente white label para a criação de cursos personalizados, responsivos e intuitivos.
Além disso, a nossa plataforma é muito fácil de ser usada. Ela apresenta customização simples, atualização constante e automática, suporte online aos alunos, apoio na gestão da plataforma e adequação do conteúdo para a web. Comece agora mesmo e ofereça cursos completos e qualificados!
O formato da sala de aula tradicional, com aluno-professor, pode até ter funcionado por várias décadas, mas…
Unimos o saber. Existimos, pois acreditamos na conexão, que une a tecnologia a educação, que liga educadores e educandos.
Unimos o saber. Existimos, pois acreditamos na conexão, que une a tecnologia a educação, que liga educadores e educandos.