Compras de cursos online

Compras de cursos online crescem 200% em 2020

Com a era da tecnologia, os métodos de ensino também precisaram se adaptar para conseguirem promover o aprendizado da melhor forma possível. Com a pandemia, essa integração entre educação e tecnologia se tornou ainda mais essencial, impulsionando a busca por cursos online

O ensino à distância tem por objetivo proporcionar e disseminar informação e educação de forma prática, acessível e fácil. Esse método é perfeito para aqueles que não conseguem dedicar muito tempo aos estudos, já que as aulas podem ser vistas de forma remota, com total flexibilidade. 

Além disso, a modalidade EAD tem um ótimo custo-benefício. Os valores investidos nos cursos online são mais baixos do que os presenciais, o que aumenta o acesso e a oportunidade de mais pessoas conseguirem um diploma ou certificado e se qualificarem para o mercado de trabalho. 

Com a modernização e o aumento do uso das tecnologias no cotidiano, as aulas online começaram a fazer parte da realidade de muitas pessoas. Mas foi com a chegada do novo coronavírus que o ensino à distância se tornou uma tendência, com o crescimento expressivo no número de soluções dedicadas a ambientes virtuais de aprendizagem e videoaulas. 

Pandemia e o crescimento do ensino à distância

Com a mudança brusca no cenário mundial, as instituições educacionais precisaram interromper as aulas presenciais. Escolas fechadas passaram a significar estudantes em casa por mais tempo, e isso fomentou a inserção da tecnologia no processo ensino-aprendizagem. 

O isolamento social também trouxe uma alteração repentina para a rotina de jovens profissionais, que começaram a atuar em home office e a ter mais tempo para dedicar a novos aprendizados.

Junto com a quarentena, nasceu a vontade de não ficar parado. Mesmo em casa, muitas pessoas procuraram cursos online para ocupar a mente e conquistar uma nova qualificação ou habilidade. Com isso, veio o boom das plataformas de cursos online. 

Segundo dados fornecidos pela plataforma de cursos e infoprodutos Hotmart, entre as categorias mais procuradas na modalidade EAD na pandemia estão: finanças, relacionamentos pessoais e negócios e carreiras. 

Isso mostra que as pessoas não focaram apenas no desenvolvimento profissional de suas hard skills (habilidades técnicas), mas também aproveitaram para ter um momento de desenvolvimento pessoal e de suas soft skills (habilidades comportamentais). 

A movimentação em busca de cursos online em 2020 foi generalizada. Houve uma grande procura por diferentes segmentos de aulas, tanto de aprendizagem profissional quanto pessoal. 

A procura por cursos online de confeitaria e culinária, por exemplo, apresentou um aumento de 227%, sendo um curso que pode ser utilizado tanto para aprimoramento pessoal quanto para o desenvolvimento de um negócio. 

Outro fator que contribuiu para o aumento da busca de cursos online foi a adoção do home office pela maioria das empresas. Isso criou uma necessidade de adaptação por parte dos trabalhadores e dos gestores, que precisaram realizar mais treinamentos e capacitações online.  

Essa é uma tendência que veio para ficar. A cada dia surgem novas ferramentas e opções de cursos online, seja em universidades, escolas de idiomas ou instituições que focam em cursos profissionalizantes e preparatórios. 

Previsões sobre os cursos online para os próximos anos

Os cursos online chegaram para ficar. A tendência é que, com os avanços tecnológicos e as modernizações em vários ramos, esse mercado cresça gradativamente e continuamente. 

No Brasil, esse movimento de expansão do EAD será ainda mais estimulado quando a tecnologia 5G estiver implantada no país, com a oferta de conexões de internet móvel com ainda mais qualidade e velocidade. 

Cada vez mais, as empresas e corporações buscarão por profissionais qualificados. Por isso, a demanda por cursos online tende a se manter alta, já que, com eles, as pessoas podem se especializar e capacitar de forma muito mais fácil, rápida e acessível. 

Segundo dados da empresa de consultoria e pesquisa de mercado Arizton Advisory & Intelligence, o estimado é que, até 2026, o mercado de cursos online alcance um faturamento de US$ 375 bilhões no mundo. 

Esse dado significa que esse mercado, chamado de e-learning, oferecerá diversas oportunidades de crescimento e empreendedorismo nos próximos 5 anos. Uma ótima notícia para quem atua na área ou deseja começar a atuar. 

Cursos online mais buscados durante a quarentena 

Separamos aqui alguns exemplos de cursos que foram bastante procurados durante a pandemia. Confira!

Cursos online na área da saúde: essa foi uma das áreas de conhecimento mais buscadas durante a pandemia. Os cursos sobre saúde oferecem uma boa base teórica. Opções como cursos para cuidadores de idosos e técnico de enfermagem EAD tiveram grande procura. 

Cursos online administrativos: muitas pessoas buscaram auxílio em cursos e especializações na área de administração de empresas. Essa é uma área que abre várias portas e novas oportunidades no mercado, além de estimular o empreendedorismo.  

Cursos online de marketing digital: não é novidade que a internet é extremamente valiosa, e os ramos vinculados a ela crescem cada vez mais. 

Por isso, o curso de marketing digital está sendo cada vez mais buscado. Ele oferece uma base sobre as variações do mercado, as principais ferramentas de marketing online, inbound marketing e as melhores estratégias de vendas para atrair, converter e fidelizar os clientes. 

Curso online de vendas e negociação: independentemente do momento, o conhecimento sobre vendas é sempre muito importante para o mercado. O curso ensina como lidar com os clientes da melhor forma possível, sabendo conversar e aplicando técnicas de negociações e de inside sales, ou vendas internas. 

Invista em um curso online!

Se o seu desejo é criar um curso online, aproveite esse boom no mercado para realizar esse sonho. A Ensino Conectado é a plataforma ideal para você transformar seus conhecimentos em cursos online!

Somos uma plataforma EAD para a implementação e gerenciamento de cursos à distância, com um ambiente white label para cursos personalizados. 

Além disso, nossa plataforma é muito fácil de ser usada. Ela apresenta uma customização simples, atualização constante e automática, suporte online aos alunos e a melhor tecnologia do mercado. 

Aproveite essa oportunidade e tenha um curso online para chamar de seu! Fale com a nossa equipe e saiba mais!

Unimos o saber. Existimos, pois acreditamos na conexão, que une a tecnologia a educação, que liga educadores e educandos.

Contato

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Endereço
Ala B, 25 Andar, Vila Gertrudes
São Paulo / SP 04794-000
CNPJ 27.289.405/0001-48

Unimos o saber. Existimos, pois acreditamos na conexão, que une a tecnologia a educação, que liga educadores e educandos.

Contato

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Endereço
Ala B, 25 Andar, Vila Gertrudes
São Paulo / SP 04794-000
CNPJ 27.289.405/0001-48